Ginástica ocular: 9 exercícios fáceis para proteger sua visão

Fadiga ocular, dor de cabeça, perda de visão, é hora de ficar alarmado! Nossos olhos são cada vez mais procurados e cansados ​​pelas telas. Para mantê-los em forma diariamente, é importante manter sua visão através de alguns exercícios simples de ginástica ocular.

1. Piscar

É o exercício mais simples, mas também o mais essencial, para proteger sua visão quando está na frente de uma tela. Quando um ponto luminoso é fixo, há uma tendência de diminuir o piscar das pálpebras, que cansa os olhos. Para umedecê-los, a cada quinze minutos, pisque intensamente por um minuto. Você vai se sentir muito melhor rapidamente.

2. Feche os olhos

É importante descansar os olhos quando eles estão muito perto de uma tela. Feche os olhos e coloque as palmas das mãos nas pálpebras para bloquear a luz. Suas mãos permitem que você alcance a escuridão completa e recarregue os olhos com o calor. Considere a respiração profunda durante esta sessão de descanso de um a dois minutos. Se você sofre de enxaqueca, feche os olhos e incline-se para trás com a cabeça encostada no encosto da cadeira.

3. Mova seus olhos

Ao olhar para a tela, os olhos se cansam rapidamente. Pausas regulares e um pouco de ginástica ocular são essenciais. Este exercício é fácil de fazer quando você tem pouco tempo. Olhe na sua frente e faça círculos no sentido horário com os olhos. Execute o mesmo movimento ao contrário. Dessa forma, você mantém sua acuidade visual e fortalece os músculos oculares.

4. Faça o exercício de lápis

Após horas de trabalho na frente da tela, este exercício é ideal para fortalecer os músculos oculares. Às vezes, os oftalmologistas o usam durante os exames para testar a visão do paciente. Com uma mão, estique um lápis ao nível dos olhos, mas a uma distância de um braço. Sem tirar os olhos do lápis, aproxime-o do nariz e, em seguida, afaste-o. Levante e abaixe-o por sua vez. Repita esses movimentos várias vezes. É uma excelente ginástica para os olhos.

5. Faça o sinal do exercício do infinito

Também chamado de “mentir oito”, esse exercício é uma variante mais elaborada da anterior. Desenhe o sinal do infinito no ar com o polegar começando do centro e passando de cima para baixo. Siga o dedo com os olhos para suavizar os músculos oculares e melhorar sua visão periférica. Repita o exercício três vezes.

6. Siga os espaços em branco de uma página

Você passa horas lendo intensamente a ponto de sair de seus olhos? Este exercício pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de leitura. Fixe seu olhar em uma página de texto, mas, em vez de focar nas linhas de texto em preto, siga os espaços em branco. Isso é eficaz para fazer uma pausa na leitura sem perder a concentração.

7. Massageie seus olhos

A maioria das dores de cabeça é causada por fadiga ocular. Desligue a tela por alguns instantes para oferecer uma pequena sessão de massagem nos olhos. Coloque a ponta do dedo indicador nas têmporas e faça círculos lentos por trinta segundos. Em seguida, esfregue os olhos circularmente com as pontas dos dedos seguindo os contornos de uma máscara imaginária. Termine beliscando a ponta do nariz. Esses movimentos tornarão possível melhorar a circulação ao nível dos olhos, mas também relaxar os músculos frontais.

8. Faça acupuntura ocular

É possível aliviar a fadiga visual e relaxar o colo do útero através de alguns pontos de acupuntura, e é tão fácil que você pode fazer isso sozinho. Com a mão direita apoiada no umbigo, pressione a polpa do polegar esquerdo sobre o esterno e faça uma massagem circular por 30 segundos. Ao mesmo tempo, mova os olhos da direita para a esquerda e para cima e para baixo. Este exercício relaxará você e aumentará suas habilidades de concentração.

9. Faça ioga dos olhos

Algumas posturas de yoga podem ajudá-lo a melhorar sua visão. Para este exercício, você deve estar em pé e ter espaço suficiente para se mover. Com as pernas mais afastadas do que os ombros e os joelhos flexionados, estique os braços em todas as direções, seguindo alternadamente os movimentos das duas mãos. Esses movimentos não apenas permitem que você relaxe seu corpo, mas também melhoram sua visão periférica. Você também se conscientiza do espaço ao seu redor, que o ensina a lidar melhor com as indicações espaciais.

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