Dormir: destruímos 12 mitos sobre o sono

O sono deve demorar pelo menos 8 horas por dia. Anteriormente, havia normas completamente diferentes, mas elas foram destruídas pelos resultados de pesquisas recentes nessa área. Ainda existem alguns mitos sobre o sono que precisam ser eliminados e, neste artigo, examinaremos 12 deles.

Mito 1. Dormir é apenas para descansar

Quase todo mundo pode dizer que é necessário dormir para uma pessoa descansar. Na verdade, isso não é verdade. Existem pessoas no mundo que quase nem dormem, mantendo a mente clara e não morrendo de exaustão. Obviamente, durante o sono, uma pessoa tem a chance de relaxar. Mas essa não é a principal função desse estado.

De fato, a consciência de uma pessoa não descansa durante o sono. Seu cérebro funciona à noite também. Talvez até mais. Para otimizar efetivamente as informações recebidas em um dia, mamíferos, pássaros e até répteis precisam desligar o pensamento por um determinado período. Isso é muito importante para o processo de sobrevivência. Foi com esse objetivo que a evolução surgiu com mecanismos de proteção, como os sonhos. O fluxo básico de informações recebidas por dia durante o sono é distribuído para as células certas. E a própria informação passa da memória de curto prazo para a memória permanente.

Mito 2. Dormir até meia-noite é mais valioso

De fato, tudo depende de como o relógio biológico está configurado. Forçar-se a dormir na hora errada resultará na violação dos ritmos naturais do seu corpo.

Mito 3. Pílulas para dormir ajudam a dormir melhor

Pílulas para dormir o ajudarão a adormecer, mas esse tipo de descanso é de baixa qualidade. Essa abordagem é justificada apenas nos casos em que é absolutamente necessário. Em todas as outras situações, tente evitar o uso de drogas farmacêuticas projetadas para combater a insônia.

Mito 4. Não se permita tirar uma soneca durante o dia

Essas quebras são realmente capazes de criar problemas apenas para aqueles que sofrem de insônia. Em todos os outros casos, uma soneca curta é muito valiosa para o trabalho intelectual.

Mito 5. Sonolência é o sinal de um declínio de força

De fato, sonolência não é sinal de fraqueza, saúde precária, preguiça ou falta de alegria. No entanto, se você precisar descansar um pouco, tente tirar uma soneca. Isso ajudará a aumentar drasticamente sua produtividade na segunda metade do dia.

Mito 6. Pessoas que dormem menos vivem mais

Já em 2002, foram realizados estudos que levaram a conclusões de que a curta duração do sono contribui diretamente para a longevidade da vida. Pesquisas subsequentes mostraram que é necessário aderir ao número natural de horas de sono. É importante perceber que um sonho por muito tempo também não beneficia sua saúde.

Mito 7. O despertador pode ajudar a regular seu ritmo de sono

Um despertador pode ajudá-lo a seguir um determinado plano e rotina. Mas não pode criar um ritmo de vida saudável para o seu corpo. A única maneira correta e testada de alcançar um ritmo saudável de sono é dormir somente quando você estiver realmente cansado. E acorde sem interferência externa.

Mito 8. Trabalhar à noite é prejudicial

Não se trata do trabalho noturno, mas da mudança frequente no biorritmo do seu corpo. O problema não é que uma pessoa precise ficar acordada durante a noite. É sobre equilíbrio. Se você estava acordado à noite, deveria dormir no dia seguinte. Por sua vez, muitos trabalhadores noturnos tentam encontrar mais tempo livre. E isso leva a uma duração completamente diferente de vigília.

Mito 9. Dormir todos os dias ao mesmo tempo é útil

Muitos especialistas recomendam ir para a cama no mesmo horário todos os dias. De fato, um ritmo regular é uma forma de cronoterapia recomendada para muitos problemas com os ritmos diários. No entanto, para uma multidão de pessoas que sofrem de várias doenças, isso pode ser simplesmente impossível e as tentativas acabam em estresse e insônia, que definitivamente não são boas.

Mito 10. O sono requer silêncio e escuridão

Na maioria das vezes, os médicos fazem essas recomendações para quem sofre de insônia.

O silêncio e a escuridão podem realmente ajudar no processo de adormecer. Eles também podem contribuir para a preservação do sono, protegendo contra os efeitos de estímulos externos. No entanto, isso não é tão importante. O fator mais importante que ajuda a adormecer é a boa saúde e o ritmo diário natural. As pessoas que vão para a cama de acordo com seu ritmo natural geralmente dormem bem, mesmo sob o sol forte. Eles também podem demonstrar excelente tolerância a diferentes sons externos.

Mito 11. Magnésio, ácido fólico e outros suplementos podem ajudá-lo a dormir melhor

Os nutrientes são necessários para ser saudável e, também, para dormir bem. No entanto, seu número exato não desempenha um papel importante na resolução de problemas do sono. As vitaminas podem ajudar se você tiver um déficit delas, mas a grande maioria dos problemas de sono na sociedade vem da negligência no ritmo diário. Quanto a comer, mantenha sua dieta padrão. Isso deve ser o suficiente.

Mito 12. É melhor acordar com o sol

Na verdade, é melhor acordar no momento em que seu corpo decide que já descansou. Se você não tem o hábito de acordar às quatro da manhã, tentar fazê-lo com a ajuda de um despertador pode causar irritabilidade.

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